Dor no Ombro

A dor no ombro é uma queixa comum entre os pacientes ortopédicos, limitando os movimentos do cotidiano e para dormir, piorando muito a qualidade de vida.
Dividimos inicialmente em causa Traumática, Atraumática e Infecciosa.

Traumática: contusões simples, fraturas e luxações.
Nestas situações, é necessário um pronto atendimento ortopédico para avaliação e diagnóstico de lesões ósseas e ligamentares de tratamento imediato.

Atraumática: bursite, tendinopatia do manguito rotador, ruptura do manguito rotador, slap lesion, capsulite adesiva, tendinite calcária, artrose acrômio-clavicular e artrose glenoumeral.
A dor pode ser aguda, sub-aguda, crônica ou crônica agudizada. É acompanhada de processo inflamatório das estruturas tendíneas, ligamentares e articulares. Entender os erros biomecânicos do ombro e cintura escapular e investigar lessões estruturais é fundamental para decidir e planejar o melhor tratamento.

Infecciosa: Quadro urgente no qual se deve controlar o foco infeccioso. Em casos de dor no ombro associada a febre é importante uma avaliação imediata. O tratamento consiste em uso de antibióticos, e em alguns casos pode ser necessário tratamento cirúrgico.