Atividade Física

É consenso que a prática de atividade física traz benefícios à saúde e aumenta a qualidade de vida. A seguir, abordaremos alguns conceitos iniciais para promoção desse hábito saudável.
A saúde do corpo depende de fatores intrínsecos e extrínsecos. Hoje conversaremos sobre a realização de atividades físicas e suas consequências para nossa saúde.

Inicialmente é importante entender as diferenças entre ATIVIDADE FÍSICA, EXERCÍCIO FÍSICO e ATIVIDADE ESPORTIVA:

Atividade Física – qualquer movimento produzido pelo sistema músculo esquelético que resulte em algum gasto energético. Na prática, significa sair do sedentarismo agregando movimentos no cotidiano

Exercício Físico – atividade física de forma estruturada, planejada, regular e com objetivo de melhorar ou manter um ou mais componentes do condicionamento físico. Com isso construímos a reserva funcional para demanda cotidiana e proteção do sistema fisiológico.

Atividade Esportiva – atividade física com gasto energético variado que envolve regras e competições. Podemos dividir em profissional ou amador e em alto nível ou recreacional. Atividade que traz prazer ao praticante, além do ganho social e motivacional.

A resposta frente a esses estímulos é diferente:
Na atividade física, o ganho é pouco mas tira um fator de risco para mortalidade global: o sedentarismo. A pessoa sedentária apresenta aumento de 20-30% de risco de mortalidade global comparado ao ativo.
Na prática esportiva, você está levando o sistema músculo esquelético e cardiovascular ao extremo, o que é deletério. O gesto esportivo muitas vezes é semelhante ao gesto do exercício físico, mas as intensidades são distintas: no esporte você almeja 100%.
No exercício físico, o estímulo é ondulatório e raramente se usa 100% da repetição máxima ou 100% da frequência cardíaca máxima. Neste caso, o exercício físico é moldado para produzir o ganho fisiológico.
Finalizando, não é suficiente ser ativo ou praticar esporte. É preciso realizar exercício físico, que muitas vezes é pouco atrativo e traz muitas dúvidas. Por isso é preciso uma boa orientação de médicos, de nutricionistas e dos profissionais de educação física para montar um bom treino e para que isso se torne um hábito saudável.

No próximo artigo conversaremos mais especificamente sobre o exercício físico. fonte:
Caspersen CJ, Powel KE and Christenson GM. Physical activity, exercise, and physical fitness: definitions and distinctions for health-related research. Public Health Rep. 1985 Mar-Apr.
Scott K.Powers and Edward T.Howley.EXERCISE PHYSIOLOGY. Theory and Application to Fitness and Performance. Tenth Edition.
Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia – 2019