Cirurgia de Ombro

A cirurgia do ombro evoluiu de forma considerável devido à técnica artroscópica e melhora nos materiais para reconstrução dos tendões e ligamentos.


A artroscopia consiste no uso de câmera e pinças para acessar as estruturas do ombro através de pequenos cortes na pele, possibilitando o acesso a espaços dentro do ombro e permitindo inspecionar todas as estruturas tendíneas e ligamentares. Evitando, assim, grandes vias de acesso como na cirurgia aberta. Porém há casos em que a cirurgia aberta pode ser indicada, como no tratamento da artrose glenoumeral, maioria das fraturas e alguns casos de lesões tendíneas e ligamentares.


A artroscopia permite o reparo dos tendões do MANGUITO ROTADOR, reparo ligamentar do lábio da glenóide (LUXAÇÃO RECIDIVANTE E SLAP LESION), liberação de cápsula devido CAPSULITE ADESIVA, retirada de corpos livres, dentre outras patologias.


As cirurgias abertas ficam para o tratamento da artrose glenoumeral, maioria das fraturas e alguns casos de lesões tendíneas e ligamentares.