Lesão do Manguito Rotador
O Manguito Rotador é o grupo de quatro tendões do ombro: supraespinhal, subescapular, infraespinhal e redondo menor.
A lesão (ruptura total ou parcial) desses tendões é uma condição de causa multi-fatorial: envelhecimento do corpo, hábitos posturais errados, esforços, movimentos repetitivos, traumas, ausência de hábitos saudáveis para o sistema músculo-esquelético, genética e hipercolesterolemia. Ela não tem a capacidade de cicatrizar espontaneamente.
O quadro clínico é dor progressiva no ombro e braço, podendo irradiar para região escapular e cervical, com piora das dores aos movimentos cotidianos e principalmente no momento de dormir.
O tratamento visa o re-equilíbrio mecânico do ombro: alongamento, mobilidade articular, qualidade muscular, movimentos repetitivos e esforços. O tratamento conservador consiste em uma boa reabilitação para melhorar os fatores mecânicos do ombro e cintura escapular.
A necessidade do reparo cirúrgico do tendão lesionado depende do impacto da dor na qualidade de vida, faixa etária, tamanho da lesão e qualidade do tendão. Nestes casos, o reparo é realizado frequentemente pela técnica artroscópica.