Luxação do Ombro
A luxação glenoumeral é a perda do contato da superfície articular entre a glenóide e a cabeça umeral. Essa articulação é responsável pela amplitude de movimento do ombro.
Pode ser TRAUMÁTICA ou ATRAUMÁTICA e são diferentes no tratamento e prognóstico.
A luxação atraumática ocorre devido a uma hiperfrouxidão ligamentar, que pode levar à um quadro de luxações do ombro com movimentos simples do cotidiano. O tratamento é um desafio para a ortope-dia, pois ainda não temos um tratamento eficaz.
Na luxação traumática, o impacto teve energia suficiente para causar a perda do contato das superfí-cies articulares lesando o ligamento do lábio da glenóide. É necessário um atendimento imediato no pronto atendimento para a redução (encaixe) da articulação. O tratamento cirurgico para o reparo li-gamentar pode ser necessário em caso de novas luxações.
Temos duas técnicas cirúrgicas para a luxação glenoumeral: reparo da lesão ligamentar do lábio da glenóide ou bloqueio ósseo com enxerto. Para a decisão da melhor técnica analisamos: perda óssea da glenóide, tamanho e profundidade da lesão de Hill Sachs e tipo de atividade física.