SLAP

A lesão de SLAP é a ruptura e/ou destacamento do ligamento labral na região superior da glenóide. É causada por trauma ou movimento repetitivo de overhead no esporte ou esforços diários.

O quadro clínico é a dor no ombro durante a realização de movimentos amplos, diminuição da amplitude de movimento, sensação de estalo,  travamento e falseio do ombro.
Uma anamnese detalhada e um exame físico minucioso é fundamental para a decisão do melhor tratamento. Vários fatores devem ser analisados: grau da lesão, faixa etária do paciente, tipo e intensidade da prática esportiva e a avaliação da lesão estrutural com exames de imagem .

O tratamento conservador é feito com exercícios de fisioterapia, visando o equilíbrio biomecânico do ombro e cintura escapular, melhorando consequentemente a dor.

O tratamento cirúrgico pode ser desde o reparo do lábio da glenóide até a tenodese da cabeça longa do bíceps. A decisão do melhor tratamento cirúrgico deve ser individualizada, levando em consideração as necessidades de cada paciente.